quinta-feira, 22 de abril de 2010



PROJETO SOLETRANDO

PROBLEMATIZAÇÃO

A Deficiência ortográfica

JUSTIFICATIVA
A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos , desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que os professores do LEI e Centro de Multimeios em parceria com os professores de Língua Portuguesa da Escola E.E.F Cel. Virgílio Távora pensaram em desenvolver o Projeto Soletrando, no qual será trabalhado todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.

OBJETIVO GERAL

*Incentivar a ampliar o vocabulário através de uma competição saudável, como também preparar os alunos para uma possível seleção da Escola para o Quadro Soletrando do Programa Caldeirão do Huck da Rede Globo.

OBJETIVO ESPECÍFICO

*Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente;
*Ampliar o vocabulário;
*Incentivar a escrita correta das palavras;
    *Respeitar as diversidades linguísticas e culturais;
    *Compreender a estrutura vocabular a partir da morfologia e semântica;
    *Desenvolver habilidades e competências linguísticas.
    METODOLOGIA A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entendê-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.
    Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.
    Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, no qual tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente. Então através de estudo de palavras nossos alunos se motivarão a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estarão desenvolvendo suas competências e habilidades linguísticas de forma lúdica e proficiente.
    REGULAMENTO
    O Projeto Soletrando será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental da E.E.F. Cel. Virgílio Távora.
    - As inscrições serão realizadas sob a responsabilidade do professor de Língua Portuguesa.
    - Poderão participar todos os alunos que estiverem devidamente matriculados na escola.
    - A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor. - A 1ª fase da competição acontecerá na própria sala de aula, de onde serão selecionados os dois melhores colocados para participar da 2ª fase.
    - A 2ª fase será realizada no patio escolar com a participação dos dois alunos selecionados em cada sala. Ao termino do processo deverão ficar apenas dois alunos para a grande final.
    - A 3ª Fase será realizada também na escola. Participarão dela os dois alunos selecionados pela na 2ª fase. O campeão ganhará um mp3 e poderá participar da seletiva estadual do Quadro Soletrando 2011.
    Premiação 01 (mp3)
    CRONOGRAMA
    Dia: 26/04/2010 - Divulgação
    Dia: 28/05/2010 - 1ª fase Dia: 09/06/2010 - 2ª fase
    Dia: 28/06/2010 - 3ª fase
    RECURSOS HUMANOS
    - Professores
    - Coordenadores Pedagógicos
    - Alunos
    RECURSOS MATERIAIS
    - Dicionário
    - Banco de palavras
    - Computadores
    - Internet
    - Máquina Fotográfica
    - Som
    - Microfone
    AVALIAÇÃO

Com a análise dos resultados obtidos, através de relatório.


Responsáveis pelo projeto:
Professor do LEI e Professores do Centro de Multimeios.

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