sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PROJETO RÁDIO-ESCOLA “VT MIX”

CARACTERIZAÇÃO


Mesmo com o avanço do meio de comunicação televisivo e com o estupendo poderio tecnológico e comunicativo da Internet, o rádio tem seu espaço conquistado e garantido, por isso ainda é a mídia mais utilizada e que consegue abranger as mais variadas classes sociais. Na chamada Era do Conhecimento, os aparelhos de transmissão radiofônica ampliam as oportunidades de apreensão de saberes, atuando como formadores de opinião e propagadores da cultura de um povo. Neste sentido, o aumento da interatividade dos meios de comunicação tem exigido habilidades específicas, sobretudo, no campo educacional onde se democratizam as mais diversas informações e conhecimentos produzidos no contexto social.

Assim, a implementação de uma estação de rádio no ambiente escolar principia a educação como meio de expressão e de produção cultural, permitindo o aprimoramento da performance dos educandos, bem como, o desenvolvimento de espaços comunicativos abertos à participação coletiva dos membros da comunidade escolar e local. Entretanto, para que uma rádio-escola seja a representação da totalidade das pessoas envolvidas no âmbito escolar e contribua para o exercício pleno da cidadania, é preciso haver o sentimento de gestão coletiva e democrática dos recursos disponíveis e da ação voltada para o saber-fazer.

A Agremiação Estudantil da Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora, Quixeramobim/CE, com base no Estatuto vigente e consciente do seu papel em prol de uma educação de qualidade, vem, desde a sua formação em agosto de 2009, realizando atividades de transmissão radiofônica de acordo com os recursos disponíveis na escola, ou seja, utiliza-se uma caixa de som, um microfone e um aparelho de DVD, os quais são levados para um espaço aberto do pátio escolar, onde alunos do Grêmio Estudantil (ver anexo I) revezam-se no controle e apresentação de musicais, informativos e atividades culturais temáticas, com a finalidade de tornar o intervalo mais educativo, dinâmico e interativo.

A elaboração deste Projeto reflete a nossa vontade e ousadia de querer investir e, consequentemente, aprimorar a cada dia as atividades de transmissão radiofônicas já inicializadas na Escola, afinal a palavra de ordem hoje é crescimento.

 JUSTIFICATIVA

O crescente desenvolvimento das tecnologias faz com que os meios de comunicação se incorporem inevitavelmente ao cotidiano dos mais diversos grupos sociais e passe a ocupar todos os espaços a nossa volta. O rádio, a televisão e a Internet são exemplos concretos da importância e do poder exercido pela mídia na atualidade, pois interliga milhões de pessoas nos quatro cantos do planeta.

Uma escola cidadã é resultante da formação contínua dos seus profissionais e do investimento que se faz em recursos capazes de promover a eficácia qualitativa do ensino ministrado nos espaços educativos. Portanto, a instituição escolar, enquanto produtora e disseminadora de conhecimentos e formadora de opinião deve está integrada ao mundo real. Gestores, educadores, educandos, família e comunidade precisam manter entre si um relacionamento mais aproximado para explorarem de forma inteligente os meios de comunicação, com vistas à educomunicação, ou seja, a ação de educar através do uso dos meios de comunicação de massa e das tecnologias.

O trabalho desenvolvido na E.E.F. Cel. Virgílio Távora tem procurado dar ênfase ao significado e a valorização educacional, e isto explica a preocupação de preparar devidamente crianças, jovens e adultos para o enfrentamento dos desafios de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. A Escola está consciente de que formar para a cidadania é também educar para a comunicação e para a compreensão dos mecanismos de funcionamento das mídias. Hoje, o aprimoramento da performance educacional com vistas a formação científico-cultural, infere-se na abertura de novos espaços de construção de saberes.

De acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira a escola competente é aquela que reconhece e promove o conhecimento das várias formas de linguagens. Assim, a escola deve funcionar como um espaço que possibilite a preparação de cidadãos para atuarem de forma comprometida e responsável com a vida em sociedade, interagindo também como promotores do bom uso das mídias. Dessa forma, o Projeto Rádio-Escola “VT Mix” busca romper às barreiras que separam a escola do mundo externo e reunir teoria educacional a realidade prática, pois escola é vida.

OBJETIVOS E METAS

Objetivo Geral

• Favorecer a socialização entre os alunos, profissionais da educação e comunidade local, através da ampliação do universo cultural, comunicativo e vocabular dos mesmos, valorizando os elementos positivos da programação radiofônica, na execução de atividades interdisciplinares e transdisciplinares..

Objetivos Específicos

Considerando as relações de ensino-aprendizagem e o intercâmbio comunicativo e cultural entre os diversos seguimentos e membros da comunidade escolar, o presente Projeto visa atingir os seguintes objetivos:

• Levar a compreensão prática do rádio, enquanto veículo de comunicação de massa, como recurso pedagógico proficiente, auxiliando também, na divulgação do trabalho educacional e na consolidação de uma consciência verdadeiramente cidadã;

• Contribuir no processo de formação de crianças e jovens, para que, através da linguagem radiofônica, possam compartilhar assuntos relacionados à educação, cultura, saúde, política, ciência e sociedade;

• Incentivar a descoberta de talentos e promover o desenvolvimento das habilidades comunicacionais dos educandos baseadas, reconhecendo-os como produtores de cultura e de saberes.

Metas

Partindo do pressuposto de que a Didática Tradicional está defasada e desconetada da atual realidade, a meta deste Projeto é estruturar um núcleo de comunicação de rádio, com finalidade pedagógica e com vistas à melhoria do espaço de convivência e aproximação e integração aluno-escola, contribuindo assim para evitar casos de evasão e indisciplina escolar e, consequentemente, a melhoria da aprendizagem.

METODOLOGIA

Conforme sabemos, o que dá sentido à escolha adequada da metodologia é o que queremos fazer com ela. Caso contrário, corremos um sério risco de tornarmos nossas ações inválidas e presas a tantas outras práticas burocráticas que não levam a lugar nenhum. Refletindo acerca dessas questões, apresentamos didaticamente às etapas correlacionadas a metodologia da qual estamos nos valendo e a qual pretendemos utilizar para a execução desse Projeto. Para tanto, recorremos ao Laboratório de Informática da escola para efetivar a realização de pesquisa de mídias compatíveis, além de pesquisas para fundamentação e de mercado.

A metodologia descrita a seguir traduz os propósitos deste Projeto que visa contribuir para a formação de cidadãos desinibidos, culturalmente desenvolvidos, que saibam se posicionar, expressarem ideias e sentimentos de forma clara, coerente e fundamentada nas informações e conhecimentos. Também se configura como propósito do mesmo, desenvolver o espírito de coletividade aliado ao ato de viver e conviver respeitando as diferenças, sejam elas concernentes a origem, idade, gênero e/ou condição social.

Inicialmente, faz-se necessário a escolha de um espaço adequado que possa abrigar a nossa rádio. Percorrendo o espaço escolar e, em comum acordo com o núcleo gestor, já temos em vista esse local. O passo seguinte é a viabilização das condições para a instalação da rádio e montagem dos equipamentos necessários que irão permitir a transmissão da programação através de uma pauta previamente definida pelo professor e equipe de alunos responsáveis pela sua elaboração.

As etapas desse processo também consistem em criar condições que favoreçam o treinamento e a formação de equipes de comunicadores na perspectiva de tornar possível o uso da linguagem radiofônica no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta auxiliar de transmissão de conhecimentos interdisciplinar e transdiciplinar.

Faz parte também do Projeto a realização de parcerias com empresas da área de comunicação da nossa cidade, no sentido de capacitar a equipe de comunicadores envolvida na transmissão da programação da Rádio-Escolar, desenvolvendo o protagonismo juvenil e melhor formação desses atores.

ATIVIDADES

Por funcionar durante a semana letiva e somente nos intervalos recreativos que duram em média 20 minutos, o formato da programação veiculada abrangerá musicais, educativos e noticiários de interesse da comunidade escolar. A Rádio Escola funcionará como uma prestadora de serviço da escola, gerando momentos de entretenimento e informação. Vale ressaltar, porém, que um trabalho voltado para a realização da prática educomunicativa tende a ser flexível, portanto, subdividindo os programas ao longo do tempo diário previsto para que a rádio esteja no ar, podem ser destinados oito minutos intercalados para músicas, cinco para notícias, um para apresentação de comerciais, seis minutos para prestação de serviços, tais como: avisos, divulgação de eventos, recados e divulgação de textos diversos produzidos pelos alunos como: crônicas, poesias, contos, cordéis e informativos em geral, como forma de valorização do aprendizado construtivo.













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