segunda-feira, 21 de junho de 2010

PROJETO APRENDIZAGEM DIGITAL

Identificação
Unidade Escolar: E.E.F. Cel. Virgílio Távora
Endereço completo: Rua Fausto Costa, 180 – Bairro: José Aurélio Câmara
Cidade: Quixeramobim - Cep. 63800-000
Diretora: Waldirene Maria Pinheiro Melo
Coordenador Pedagógico: Josemir Frutuoso
Professor Regente do LEI: Maurício Pedrosa de Araújo
Nível de Ensino: ENSINO FUNDAMENTAL II
Componente Curricular: Multidisciplinar

Justificativa:
Considerando que os alunos estão dentro de um contexto sócio-cultural onde a informática faz parte da vida e do dia-a-dia de muitos, sendo que a escola disponibiliza deste recurso, que não serve apenas para realizar pesquisas atualizadas dos conteúdos estudados em sala de aula bem como realizar trabalhos além de pesquisar assuntos variados e de grande relevância, observou-se a necessidade de disponibilizar um número maior de computadores para que os alunos pudessem aprender a utilizar esse tão valioso meio de informação que é a internet.
A Informática é um recurso importantíssimo para formação do educando; é mais um meio para que ele possa criar um raciocínio crítico para futuramente agir e interagir na sociedade de forma adequada, para isso utiliza-se a o laboratório de informática como sendo fonte motivadora para os alunos.
OBJETIVO GERAL:
Através do Laboratório de Informática disponibilizar recursos para realizar todos os tipos de trabalhos necessários para as aulas e para o dia-a-dia, bem como utilizar a internet para realizar pesquisas e utilização da plataforma ThinkQuest.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Utilização do computador como auxiliar no processo de construção do conhecimento;
- Promover e estimular à criatividade, individualmente e em grupo;
- Propiciar ao aluno, o acesso à tecnologia capacitando-o para explorar o uso da mesma, tendo em vista o papel de cidadão.
- Melhorar o atendimento no Laboratório Educativo de Informática-LEI
- Promover a interação entre alunos de outras escolas e localidades, utilizando ferramentas de comunicação virtual (THINKQUEST);
- Criar emails, blog para cada aluno expor seus trabalhos.
- Ampliar a rede de interação e comunicação dos alunos e dos professores;
DESENVOLVIMENTO:
A importância do computador é ressaltada por HARNARD (1991) quando diz que vivemos hoje uma revolução na história do pensamento e do conhecimento humano.
A primeira revolução foi pela aquisição da linguagem, pois os seres humanos passaram a se comunicar oralmente; a segunda foi decorrente do advento da escrita e a terceira com a invenção da imprensa. Somente agora, passados alguns séculos, é que nos deparamos com um advento realmente revolucionário: a possibilidade de interação pelo computador.
Com o auxílio desta tecnologia o usuário não tem mais a posição passiva frente às informações que são apresentadas na mídia convencional. Ao contrário, ele toma uma posição ativa, dirigindo o fluxo da exposição de acordo com seus interesses. Isso reforça o que já sabemos: que cada dia o computador entra mais cedo na vida das crianças, na educação os reflexos são sentidos dia-a-dia então a escola precisa atualizar-se para receber o aluno que, mesmo antes de ser alfabetizado, já "opera" um computador. É um desafio que a escola enfrenta e nós professores temos que nos atualizar para estarmos preparados para receber esses pequenos já informatizados.
A Informática Educativa significa, pois a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem, dos conteúdos passados pelos profissionais educadores, em todos os níveis e séries, possibilitando o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas por intermédio do computador”. Com isso torna-se óbvio que faz-se necessária a integração entre a biblioteca escolar e a Informática Educativa. Além do material tradicionalmente existente na biblioteca, o alunado terá também a disposição os recursos informacionais digitais, e a própria rede mundial de computadores (INTERNET).

CRONOGRAMA:
O Projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo.


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