segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROJETO “ALUNOS DESTAQUES”


OBJETIVO GERAL
Estimular, através de certificação e premiação, a competição cooperativa e saudável entre os alunos do 6º ao 9º anos e EJA (1º e 2º Segmentos); bem como, motivar estimular a participação e o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula, elevando, dessa forma, os níveis de rendimento escolar no decorrer de todo o ano letivo.

JUSTIFICATIVA
Por acreditar que o papel da escola é educar para o conhecimento, auxiliar na formação humana e profissional do cidadão e contribuir para a construção de um futuro promissor, o Projeto “Alunos Destaques” é programa pedagógico que surgiu da necessidade latente de se reverter os baixos índices de aprendizagem apresentados pelos alunos da E.E.F. Cel. Virgílio Távora durante o ano de 2009 e, consequentemente, aumentar o potencial cognitivo dos mesmos. Assim, desde o início do ano letivo de 2010, foram implantadas ações no sentido de estimular o interesse e a participação de cada aluno pelo ato de aprender, fazendo com que educandos e educadores procurem adotar novas posturas diante do conhecimento, criando perspectivas inovadoras baseadas no resgate e/ou prática de pensamentos, atitudes e comportamentos valorosos e significativos condizentes com o verdadeiro protagonismo que deve permear o processo educacional.

METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA
Para que os objetivos pretendidos fossem alcançados, já na Semana Pedagógica realizada no mês de janeiro foram lançadas as primeiras sementes do Projeto “Alunos Destaques”. Nesse momento, o Projeto ganhou peso e passou a ser incorporado às perspectivas e ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2011.
Assim, desde o início do 1º bimestre letivo são empreendidas campanhas motivacionais em sala e nas acolhidas semanais realizadas no pátio escolar. Logo na primeira reunião de pais foram apresentados os objetivos e metodologias do Projeto, para que todos tomassem conhecimento dos propósitos pretendidos e ajudassem-nos por meio do sentimento de parceria com a Escola, a fim de validar as ações práticas e contribuir para o seu sucesso.

DESCRIÇÃO
Sempre ao final de cada período letivo, após as notas terem sido apontadas pela Secretaria Escolar no Sige-Escola, a Coordenação Pedagógica Escolar faz a impressão do material por turma e, em seguida, é feito o levantamento quantitativo dos resultados procurando determinar entre outros aspectos os alunos que obtiveram média igual ou superior a 6,0 (média escolar) e, portanto, lograram êxito. Nesse momento também são contabilizados e analisados os casos de alunos que ficaram abaixo da média e precisam, portanto, de um acompanhamento aproximado. Durante o processo de quantificação são vistas as disciplinas que apresentam maior dificuldade por parte dos alunos de cada série/ano. Para compor o resultado final por aluno/turma, são somadas individualmente as médias obtidas em cada disciplina e, em seguida, o resultado é dividido pelo total de disciplinas cursadas. Após este levantamento, são contabilizados os alunos que tiveram maior pontuação e, consequentemente, média mais alta. Daí se tira as classificações de cada um (1º, 2º e 3º lugares ano/série). O mesmo processo é feito em relação aos alunos destaques da escola; esta etapa engloba todos os protagonistas de forma em geral, ou seja, os alunos matriculados do 6º ao 9º anos. Neste caso tiramos as cinco primeiras colocações para melhor prestigiá-los já que a quantidade de alunos é mais abrangente. Vale ressaltar que os empates são respeitados. A EJA é analisada à parte por entendermos que é outra modalidade de ensino, cujo processo apresenta características próprias. Os resultados são apresentados aos alunos em forma de murais, onde eles têm contato direto com os dados obtidos e podem analisar a situação geral da Escola quanto aos níveis de proficiência.
Os pais são convocados de acordo com o ano/série para participar de reuniões nas quais os resultados são apresentados, analisados e discutidos coletivamente. Tais informações também são publicadas no blog da Escola para a comunidade como um todo possa estar informada dos acontecimentos vivenciados pela Instituição.
O evento acontece bimestralmente e serve para motivar e levar ao conhecimento dos alunos os avanços e dificuldades pelas quais os mesmos passaram durante o período apresentado. Através desse reconhecimento, vislumbra-se mostrar ao aluno que vale a pena se esforçar. Ao final de tudo, os alunos são homenageados e contemplados semestralmente com certificados e medalhas.

RESULTADOS ESPERADOS
  • Melhoria da participação e aprendizagem discente;
  • Adesão e facilitação do processo de ensino-aprendizagem;
  • Elevação das médias por bimestre;
  • Aumento do índice de aprovação escolar;
  • Conscientização humana e cidadã;
  • Confiabilidade e participação dos pais junto aos filhos e Escola nos projetos desenvolvidos.

BIBLIOGRAFIA E OUTRAS REFERÊNCIAS
Partimos de vivências cotidianas, observações, leituras diárias diversas e visitas constantes a sites e blogs de escolas em todo o Brasil. Na realidade, as ideias do Projeto surgiram do somatório de várias ações, buscas e leituras teóricas e mundo no afã de contribuirmos para a melhoria do processo educacional, pois somos conscientes de que se queremos uma escola de qualidade é necessário compromisso, amor, dedicação, responsabilidade e senso de governabilidade.


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